sábado, 16 de fevereiro de 2013

Kratos e o alinhamento

Recentemente, a PSN divulgou no maior evento esportivo dos Estados Unidos, o Superbowl, um vídeo do novo jogo da franquia God of War, entitulado God of War: Ascension, que me fez questionar novamente o alinhamento desse símbolo dos video-games da atualidade.

Como vocês devem saber, Kratos, o protagonista da série, é retratado na maior parte da série como um general cruel e impiedoso, que retalhava seus inimigos com tanta devoção que chegava a chamar a atenção dos deuses do Olimpo. Então, a partir de uma traição perpretada por Ares, o até então deus da guerra, Kratos passa a perseguí-lo cegamente (e mais tarde todo o panteão grego), a fim de ver sua vingança satisfeita e amplamente consolidada, tamanha a fúria e a raiva sentidas. Porém, para isso, Kratos não se escusa de lançar mão de atos vis no intuito de perseguir seus objetivos.


 A questão é: apesar de estar vingando a morte de sua família, e de só ter conhecido violência e massacre durante toda a sua vida, há justificativas para os atos cruéis de Kratos? (não só com os deuses, mas com as demais pessoas?)

Quando vemos esse tipo de atitude em filmes de ação, todos vibramos, afinal, quem não acha animal ver astros badasses como Stallone, Jason Statham, Schwarzenegger e afins chutando algumas bundas, sejam elas inocentes ou não? Mas, vingar-se de um ato ruim praticando atos ruins não faz esses atos serem necessariamente atos bons, fazem? Afinal, não devemos dar a outra face?

Responda rápido: qual o alinhamento de Kratos?

Muitos não titubeariam em dizer Caótico e Mal. Afinal não é esse o alinhamento de quem desdenha das leis, sejam elas divinas ou não (Caixa de Pandora, lembram-se?), da bondade e da gentileza? Não é esse o alinhamento de quem espera conquistar glória, poder e prestígio ao praticar atos caóticos?

Mas o que acontece quando nos lembramos do respeito e amor de Kratos por Atena e do arrependimento de ter matado seu soldado? O que acontece quando assistimos a isso:


Agora você consegue responder rápido qual o real alinhamento do God of War?

6 comentários:

  1. essa eu fico de fora, pq nunca joguei esse jogo

    ResponderExcluir
  2. Não é o supra-sumo da genialidade nem um jogo maduro, mas é beeem legal e divertido. Vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  3. Não sei antes dos jogos, na história prévia, mas nos jogos, pra mim ele sempre pareceu caótico e neutro.

    ResponderExcluir
  4. É verdade, e eu concordo com quem tem essa opinião. Mas quais são os motivos que fundamentam a sua, Corvo? Darei os meus em seguida.

    ResponderExcluir
  5. Bem, ele definitivamente não é bom ou mal, ele só faz o que bem entende, como bem entende, sem se preocupar muito com a moralidade de seus atos. Ele não parece nunca preocupado realmente em "fazer o que é certo", mesmo sendo o "herói" dos jogos, mas também não chega a ser um vilão.

    Ele também possui uma postura bastante rebelde, principalmente em relação aos deuses, o que pra mim caracteriza bem ele como caótico e neutro.

    ResponderExcluir
  6. até os brutos amam! os pcs ou npcs não seguem 100% do tempo seu alinhamento/tendencia, bem como ninguem é 100 % mal ou bom

    ResponderExcluir

Seja cordial. Mensagens ofensivas serão sumariamente apagadas.