O que é RPG?

O acrônimo RPG pode significar duas coisas, a saber:

• Reeducação Postural Global, que é uma forma de fisioterapia desenvolvida na França com o objetivo de trazer melhorias aos tecidos conjuntivos e musculatura do paciente; e

Role-playing Game, que é o objeto deste blog e que será explicado a seguir.
Role-playing game, também conhecido como RPG (em português: "jogo de interpretação de personagens"),[1] é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.
Os RPGs são tipicamente mais colaborativos e sociais do que competitivos. Um jogo típico une os seus participantes em um único time que se aventura como um grupo. Um RPG raramente tem ganhadores ou perdedores. Isso o torna fundamentalmente diferente de outros jogos de tabuleiro, jogos de cartas colecionáveis, esportes, ou qualquer outro tipo de jogo. Como romances ou filmes, RPGs agradam porque eles alimentam a imaginação, sem no entanto limitar o comportamento do jogador a um enredo específico.
O RPG tem seu uso amplamente incentivado pelo Ministério da Educação (MEC)[2][3][4][5] como método de ensino. É usado para aguçar a cooperação mútua e o raciocínio lógico dos estudantes.
Embora não sejam obras audiovisuais, os RPGs são classificados pelo Ministério da Justiça do Brasil através do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação[6][7]

O que é RPG old school?

Com grande maestria, Fabiano Neme e Antônio Sá, criadores do RPG brasileiro Old Dragon, explicam o conceito de RPG old school na introdução de seu livro básico:

Poucos daqueles que começaram a jogar RPG após o ano 2000 têm conhecimento a respeito da forma como os RPGs de fantasia eram jogados nos seus primórdios. Apesar do jogo sempre ter sido sobre magos, guerreiros, clérigos e ladrões explorando uma masmorra para matar orcs e encontrar tesouros, a forma como o jogo é jogado mudou muito, em especial do ano 2000 pra cá. Um jogador acostumado com as edições mais novas do RPG de fantasia mais famoso do mundo, ao se deparar com um RPG old school, provavelmente não gostará ou sentir-se-á perdido, pois notará a inexistência de várias regras que hoje são consideradas indispensáveis.

(...) 

Mas talvez o prncipal aspecto de um jogo old school é em relação ao equilíbrio. Em um jogo como esse, a masmorra não está lá para ser explorada e conquistada por aquele grupo específico de jogadores. O fato de se resolverem explorá-la não obriga o mestre a adequá-la ao nível do grupo ou às suas capacidades. Os jogadores não necessariamente encontram apenas monstros que consigam derrotar ou apenas armadilhas que consigam desarmar. Se os aventureiros de 1º nível resolverem ir atrás do dragão, que arquem com as consequências de suas decisões. Em situações com oessa é sempre bom lembrar das palavras de Gandalf na ponte de Khazad-dûm: "Fujam, seus tolos!" (...)

Achou interessante? Saiba mais sobre o hobby na Wikipedia e acompanhando o blog. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja cordial. Mensagens ofensivas serão sumariamente apagadas.