segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A capa alemã de A Guerra dos Tronos

Recentemente tive a felicidade de receber de presente um exemplar de A Guerra dos Tronos, o primeiro da série de livros conhecida como As Crônicas do Gelo e Fogo. Ainda não comecei a ler essa que é encarada como uma das maiores obras-primas modernas, mas o pretendo em breve.

Para quem não conhece, o autor é George R. R. Martin, escritor de fantasia, horror e ficção formado em jornalismo. George sempre foi fã de quadrinhos, o que o inspirou e o introduziu nesse mundo de fantasia que tanto amamos.

Bom, ao passo que sempre ouvi elogios a esses livros (e mais tarde, consequentemente, à série de TV), sempre tive um pé atrás quanto a história. Tendo eu sido criado a partir da fantasia marginal de Robert E. Howard, sempre torci um pouco o nariz para outros estilos -- uma grande burrice de minha parte, diga-se de passagem. Porém, mais velho e menos preconceituoso, coisa que é de uma estupidez tremenda (como aprendi), resolvi dar chances a leituras que anteriormente nunca passariam pela minha cabeça. E, seguindo esse curso natural de amadurecimento, resolvi dar chances também ao Game of Thrones, apesar de me desanimar toda vez que lembro serem 7 volumes de livros e terem sido apenas 5 traduzidos para nosso idioma pátrio.

Mas uma coisa que sempre me chamou a atenção em qualquer livro, independentemente de gostar ou não do estilo de literatura dele, são suas capas; e com as d'As Crônicas do Gelo e Fogo não foi diferente: excelentes artes de artistas incríveis que dão todo um charme aos romances. A capa da edição brasileira, por exemplo, é fantástica, e acho que incorpora bem o clima (pelo que me disseram) da história. Mas, se houvesse uma capa a qual eu tivesse que nomear como a mais bela de todas (das que vi), seria a capa alemã, que traz em seu corpo o título DAS LIED VON EIS UND FEUER, DIE HERREN VON WINTERFELL.


Assim como nos romances mais velhos de fantasia, onde eram mostrados apenas brasões ou desenhos simples sobre o conteúdo geral da história, a capa alemã parece ministrar bem esse sentimento de saudosismo literário. Se é estilo de cultura; ou se foi proposital, a fim de dar um ar de obra-prima fantástica; não sei. Só sei que esta uma capa magnífica, que mereceu meu respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja cordial. Mensagens ofensivas serão sumariamente apagadas.