segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Comentando: Tomb of Horrors - Fim do Corredor 3

O fim do corredor 3 na Tomb of Horrors provavelmente é um dos lugares mais temidos pelos jogadores de RPG de todos os tempos. Isso se deve pelo fato de que, nesse lugar, após terem passado por diversas dificuldades (incluindo passagens falsas e armadilhas), os personagens acabam por se deparar com uma enorme carranca diabólica esverdeada fitando o grupo.

CUIDADO: SPOILERS ADIANTE!!

A carranca, de aproximadamente 6 metros de altura e 6 largura, ardilosamente parece convidar a todos os infelizes que chegarem até ali a adentrarem sua bocarra arreganhada em forma de O, pois, sabendo o grupo em que lugar maligno estão (Tomb of Horrors), e estando ela posicionada justamente no final de um corredor com uma boca larga no formato de uma passagem (e de interior completamente negro), incidentalmente poderiam pensar os incautos que aquela nada mais é que um arco ou porta de gosto duvidoso para alguma outra área. Ledo engano.

Mesmo os precavidos que tenham lançado Detectar Magia ou Detectar o Mal (dã) poderão se deixar enganar com a disposição da caraça; mas não por falta de avisos, já que ambas as magias alertarão a radiação de aura mágica e maligna respectivamente. Qualquer forma de luz que tente iluminar o interior completamente escuro também não funciona, o que já deixaria prever o drama a ser enfrentado.

Entretanto, se mesmo assim os jogadores ainda não estivessem satisfeitos e quisessem pagar para ver, a morte dos personagens seria o único fim, pois, dentro dessa bocarra reside uma Esfera da Aniquilação: nada mais nada menos que um buraco na continuidade do multiverso; um vácuo na realidade, espaço e tempo que suga imediatamente qualquer coisa que o toque sem direito a jogadas de proteção, fazendo-o simplesmente desaparecer (e ser destruído), não permitindo nem mesmo que a magia Desejo possa trazê-lo de volta.

O fim do corredor 3 foi o responsável por inúmeros TPK (Total Party Kill) e por incontáveis perdas de personagens, o que fez dele um dos lugares mais perigosos e memoráveis do RPG. (...) e esse é só um dos vários perigos oferecidos pela aventura considerada a mais difícil de todos os tempos: Tomb of Horrors, de Gary Gygax.

Gostou? Então você pode conferir o DnD Classics, site em que a Wizards of The Coast (WoTC), empresa detentora dos direitos sobre o Dungeons & Dragons, vende, de forma digital, os livros e as aventuras antigas do jogo. Mas até então a Tomb (com as regras do AD&D) ainda não foi posta à venda (provavelmente em breve). (Leia nos comentários)

Mas se você não liga para essa guerra de edições, uma grande solução é baixá-la completamente grátis no próprio site da WoTC (porém revisada por Bruce R. Cordell e Miranda Horner para a edição 3.5 do D&D). Caso tenha se interessado, clique nesse link ou vá à seção de downloads do Terras Baixas e se divirta.

Por fim, outra saída é adquirir A Cripta do Terror, aventura brasileira escrita por Rafael Beltrame baseada na Tomb of Horrors original. A Cripta é um produto da editora Redbox e destinada ao sistema Old Dragon. Ainda não tive a felicidade de poder ter o material em mãos, mas soube que além de incrível e muito bem escrita (como é de praxe do Rafael), a Cripta conta com desenhos exuberantes de vários artistas que já trabalharam anteriormente com o sistema e conta também com desafios inimaginados, talvez mais mortais e desafiadores que os da própria Tomb. Acho que é uma aventura que vale a pena ter em mãos, independentemente do seu sistema favorito.

Até o próximo Comentando, aventureiros.

4 comentários:

  1. realmente, é uma parte iconica! a Cripta do Terror tem a sua homenagem a essa area, hehehe

    quanto a versao da 3,5 , é muito bacana por ser de graça, mas as regras sao umn pouco "de mais". se conseguir ignorar a grande quantidade de "check this and that", e conseguir deixar mais livre (no estilo de jogo), é uma otima pedida sim!

    curioso é q essas esferas negras (black ball), originalmente se movem (muuuuito lentamente), e ate os deuses temem elas! imagina se ela sai da boca e persegue o grupo?!

    ResponderExcluir
  2. "realmente, é uma parte iconica! a Cripta do Terror tem a sua homenagem a essa area, hehehe"

    Ô, show de bola saber que há menção/homenagem à The Face. Aposto que já teve gente perdendo personagem auehaeuh.

    "curioso é q essas esferas negras (black ball), originalmente se movem (muuuuito lentamente), e ate os deuses temem elas! imagina se ela sai da boca e persegue o grupo?!"

    Hauahuaha, como se não já fosse ruim o suficiente. Mas essa Black Ball que você se refere é o Umbral Blot, aquele monstro? Porque isso que tem dentro da boca do Great Green Devil é uma esfera de aniquilação, o "item mágico" do DMG, não? Aliás, essa, em específico, ao contrário das outras, não se mexe (é "fixed" de acordo com o texto da Tomb).

    Aauhauha então quer dizer que na The Face da Cripta tem um Umbral Blot né, seu malandro? Só pra ferrar os jogadores XD.

    PS.: tem uma passagem no DMG que diz que psiônicos podem evitar serem aniquilados pela sphere caso usem um de seus poderes (que desconheço). Mas acho isso absurdo :P... Não é à-toa que são bastante criticados.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que a Tomb of Horroros não vai entrar no catálogo da dndclassics já que vai ganhar uma reimpressão de luxo! Junto com ela ainda temos a "white plume mountain", "expedition to the barrier peaks" e "the lost caverns od Tsojcanth".

    http://www.wizards.com/DnD/Product.aspx?x=dnd/products/dndacc/s-series

    Eu já tenho em mãos a Cripta do Terror, eu fiquei impressionado ao ler a descrição de cada corredor, recomendo.



    ResponderExcluir
  4. Boa, Leo, valeu pela informação.

    ResponderExcluir

Seja cordial. Mensagens ofensivas serão sumariamente apagadas.